
Terminou o segundo grau - fim do período "obrigatório" de estudos - e você jovem se encontra numa encruzilhada, com muitos caminhos possíveis à sua frente. E agora? Advogado, Policial, Médico, Poeta, Carpinteiro, Agricultor, Professor, Engenheiro, Empresário, Artista... São tantas as opções, tantos clamores de tantos lados diferentes que se fica meio "perdido", principalmente se levarmos em conta a recente idade em que se tem de decidir a profissão que fará parte da sua rotina por um bom tempo da sua vida!
Aqui vão algumas dicas para te ajudar na decisão de qual carreira seguir:
- Relacione todas as profissões que existem na sua família.
- Relacione as profissões que você um dia pensou em escolher. Analise quais foram os interesses que levaram você a escolher cada uma delas.
- Escreva quais são os fatores que mais pesam na sua escolha profissional: influência da família, mercado de trabalho, questão financeira,etc…
- Escreva de um lado as atividades que lhe dão prazer e do outro as que você tem que fazer por obrigação.
- Escreva as suas habilidades em que você tem facilidade e gosta de executar: inglês, cálculo, computação…
- Converse com pessoas da área que que você escolheu para converser a rotina de trabalho da profissão.
- Planeje metas do que você deseja alcançar com a sua profissão.
- Relacione quais as profissões que você admira.
- Depois de fazer toda essa lista você terá se conhecido um pouco melhor e poderá refletir numa escolha de carreira com um pouco mais de segurança.
Ps.Abuse da internet e pesquise muito a respeito do curso escolhido. Informações não irão faltar. Tome a decisão apenas quando se sentir preparado para isso. Não se precipite!